terça-feira, 14 de março de 2017

5º Torneio de Masters do CNLA: Algés revalida título e caem três Recordes Nacionais

As Piscinas Municipais de Sines voltaram a receber, na manhã do dia 4 de Março, um bonito espectáculo, com a realização do 5º Torneio de Masters do Litoral Alentejano. A prova espelhou bem aquilo que é a essência da natação master e contou com um total de 125 atletas e 19 clubes. A competição foi organizada pelo Clube de Natação do Litoral Alentejano (CNLA), com os apoios da C. M. Sines, J. F. Sines, Associação de Natação do Alentejo e Resgate, tendo a equipa “da casa” apresentado 14 atletas em prova: Susana Mateus, Marina Pedro, Carmen Malheiros, Mariana Lucas, Jaime Costa, Mauro Inácio, David Gorgulho, Rodrigo Costa, Marco Vantaggiato, António Mestre, Óscar Malheiros, José Costa, Paulo Guerreiro e Fernando Sousa (em estreia absoluta pelo CNLA).



A equipa do Sport Algés e Dafundo confirmou o seu favoritismo e voltou a vencer a classificação colectiva com 307 pontos, recebendo a Taça “Germano da Velha”, que homenageia o ex-atleta do clube e figura muito querida da natação nacional, falecido há três anos. Seguiu-se a equipa da casa, o CNLA (181 pontos), e o último lugar do pódio foi para a Gesloures (180 pontos). A competição permitiu ao público observar de perto alguns dos melhores nadadores nacionais Masters, com a presença de vários recordistas nacionais e de nadadores medalhados em competições internacionais. Destaque para os três recordes nacionais obtidos: Ana Maria Ferreira - Algés (escalão I, 65-69 anos), nos 400 Livres; Jean Testagrossa – Salesianos (escalão E, 45-49 anos) nos 50 Bruços; e Luísa Bessone Basto (escalão J, 70-74 anos) nos 100 Estilos

De sublinhar ainda os nadadores que obtiveram as melhores performances em cada um dos agrupamentos de escalões: A/B – Cátia Valente (Luz e Vida) e Mauro Inácio (CNLA); C/D – Ana Rodrigues (Gesloures) e David Gorgulho (CNLA); E/F – Carla Lenzi (Algés) e Jean Testagrossa (Salesianos); G/H – Luisa Pintão (A. N. Estoris) e Paulo Carvalho (Sporting); I/J – Ana Maria Ferreira (Algés) e António Trabuco (Algés); e K/L/M – Isabel Raimundo (Algés) e Leonel Gomes (Algés). Este último atleta, a par de Maria Augusta Azinheira (Sindicato da Função Pública) receberam o “Prémio Carreira”, para os atletas mais velhos em competição, nascidos respectivamente em 1930 e 1938. O prémio “Somos Muitos”, destinado à equipa com mais atletas em competição, foi para o Sport Algés e Dafundo.

No CNLA, todos os nadadores se apresentaram especialmente motivados e deram boa conta de si nas suas provas. Grande destaque para o total de 12 vitórias alcançadas ao longo da manhã, às quais se juntaram 17 lugares de pódio. De sublinhar ainda a estreia absoluta de Fernando Sousa em competições pelo CNLA.

O balanço organizativo e desportivo foi muito positivo e o dia foi carregado de momentos emotivos, transmitidos por atletas que são autênticas referências na modalidade ao nível da perseverança, da vida saudável e da dedicação à natação e ao desporto, transportando consigo uma mensagem de saúde e bem-estar muito importante para as gerações mais novas. O CNLA organizou, no final das provas, um almoço-convívio, que contou com a presença de cerca de 150 participantes e com uma notável colaboração de familiares e amigos do CNLA, que tornaram possível o sucesso da iniciativa.

Sem comentários: