segunda-feira, 7 de julho de 2014

Irmãos Ribeiro vencem 11ª Prova de Mar Baía de Sines; SFUAP domina por equipas

Os irmãos Hugo Ribeiro (masculinos) e Soraia Ribeiro (femininos), ambos atletas da Gespaços (Paços de Ferreira), foram os grandes vencedores da 11ª Prova de Mar Baía de Sines, competição de Águas Abertas na distância de 2500m disputada no dia 29 de Junho na Praia Vasco da Gama, uma organização do Clube de Natação do Litoral Alentejano (CNLA), com os apoios da Associação de Natação do Alentejo, Câmara e Junta de Freguesia de Sines, entre outras entidades.
 
 

 
 
A prova oficial - 2ª etapa do II Circuito de Águas Abertas da A. N. Alentejo – começou a decidir-se cedo, com o pacense Hugo Ribeiro a “disparar” num ritmo muito forte logo no início da prova e a não dar hipóteses aos seus adversários directos, assegurando a sua 2ª vitória na prova, após o triunfo em 2007.  Na 2ª posição chegou um “estreante” em Sines, Pedro Pinotes (Sporting) e no 3º lugar o vencedor da edição de 2012, Vasco Gaspar (SFUAP). Em femininos, Soraia Ribeiro seguiu a mesma estratégia do irmão e repetiu os triunfos de 2007 e 2008, e fez história ao tornar-se na primeira atleta a conseguir o “tri” na Baía de Sines,  relegando Marina Sequeira (SFUAP) e Júlia Mallen (Algés) para a 2ª e 3ª posições. A classificação colectiva foi ganha pela SFUAP (Cova da Piedade), com a equipa "da casa", o Clube de Natação do Litoral Alentejano, a ocupar o 2º lugar do pódio e o Atlético Clube de Montemor-o-Novo a 3ª posição. Os atletas do CNLA tiveram uma prestação muito positiva a “nadar em casa”: em masculinos, Marco Vantaggiato foi o  10º Absoluto (1º em Masters C/D), Rodrigo Costa 12º (2º em Masters C/D), Nélson Malheiros 13º (3º em Juvenis), David Gorgulho 14º (2º em Masters A/B) e Gil Gonçalves 18º (3º em Juniores). No sector feminino, Isabel Cansado classificou-se na 18ª posição (2ª em Masters E/F). Participaram 54 atletas nos 2500m.

 
 
Antes da prova principal tiveram lugar duas provas de divulgação da modalidade, nas distâncias de 1000m e 400m. Na prova mais curta, grande destaque em femininos para três atletas do CNLA, com Daniela Demian, Nicole Fernandes e Melissa Lopes a garantirem respectivamente o 1º, 2º e 3º lugares. Mariana Serro (7ª), Cláudia Faria (10ª), Ana Fonte (12ª) e Catarina Encarnação (13ª) também se exibiram a bom nível na prova. Em masculinos, o triunfo sorriu a Rodrigo Grilo (Montemor), com o seu colega de equipa Tiago Pinto no 2º posto e Dinis Vitorino (Clube Nacional de Natação) na 3ª posição. André Pinto (4º lugar) foi o mais bem classificado do CNLA, seguido de Francisco Correia (12º), Daniel Leitão (13º), Ion Demian (14º), Guilherme Custódio (15º) e do técnico principal do CNLA, Marc Moreira (16º), que acompanhou os seus jovens atletas nesta bonita experiência na Baía de Sines.
 

 
Nos 1000m, o triunfo em masculinos foi para Marco Videira (Individual), com Leandro Sousa (Montemor) no 2º lugar e Tiago Telo (CNLA) na 3ª posição. Justino Janeiro, também do CNLA, foi o 10º classificado. Em femininos, as duas participantes inscritas eram ex-atletas do CNLA, com a vitória a sorrir a Maria Marques e o 2º lugar a Inês Borba, ambas inscritas como Individuais. De realçar uma vez mais, nestas provas de promoção, a participação de vários populares que não perderam a oportunidade de "dar umas "braçadas" num magnífico dia de sol e num cenário fantástico como é a Baía de Sines. Participaram nos 400 metros 29 atletas e nos 1000 metros 13 atletas, o que a juntar aos 54 atletas dos 2500m perfaz um total de 96 nadadores que desafiaram as águas da Praia Vasco da Gama. O CNLA participou com um total de 21 atletas na prova, uma das maiores representações de sempre do clube na “sua” prova.

 

Os participantes puderam uma vez mais beneficiar de massagens gratuitas no final da prova e foi servido chá quente para "aconchegar" os atletas logo à saída água. Não faltou, no final, o já tradicional almoço-convívio, que juntou cerca de 200 participantes, entre atletas, acompanhantes e amigos. Um dia em grande, a deixar “água na boca” para a edição de 2015!
 
 

Sem comentários: