sexta-feira, 29 de abril de 2011

CNLA entre Reis, Rainhas e... tubarões!

Disputa-se no dia 1 de Maio, em Lisboa (Parque das Nações), a 2ª edição da prova de Águas Abertas "Rei e Rainha do Mar - Europa", que vai apurar os representantes europeus para a prova mundial no Rio de Janeiro (Brasil). Na prova principal, de 5000m, o CNLA vai estar representado por Maria Marques e Rogério Tavares, que vão competir ao lado dos melhores atletas de AA portugueses e alguns bons atletas estrangeiros. Nos 1500m são quatro os nadadores do clube em prova, todos eles Masters: Isabel Cansado, David Gorgulho, Ricardo Silvestre e Rodrigo Costa.

À semelhança da 1ª edição em 2010, o percurso é feito à volta do Oceanário de Lisboa, onde a poucos metros da passagem dos nadadores estão expostos alguns dos mais temíveis animais marinhos do mundo. Rogério Tavares, David Gorgulho e Rodrigo Costa participam pela 2ª vez no evento, sendo que todos os restantes fazem a sua estreia na competição. A previsão meteorológica aponta para aguaceiros, com algumas abertas ao longo do dia e uma máxima de 23 graus. A água vai estar "fresquinha" e a temperatura deverá situar-se entre os 17 e os 19 graus, nada que amedronte os atletas do CNLA, habituados à crueldade da "sua" Baía de Sines. FORÇA CNLA!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Torneio nas Caldas da Rainha adiado

O VIII Troféu Cidade Caldas da Rainha, organizado pelos Pimpões e destinado às categorias de Masters e Seniores, marcado para dia 30 de Abril, foi cancelado uma vez que a Delegação de Saúde local ordenou o encerramento das piscinas por causa de uma bactéria na água.

A competição fica assim adiada, ao que tudo indica, para o dia 11 de Junho. O CNLA tinha prevista a participação nesta prova com nove atletas: Ana Catarina Mateus, Andreia Lopes, Eliana Martins, Maria Marques, Isabel Cansado (femininos), Rogério Tavares, David Gorgulho, Ricardo Silvestre e Rodrigo Costa (masculinos). Os nadadores ficam já automaticamente inscritos para esta nova data. Relembre-se que esta prova constitui a "2ª parte" do Torneio de Masters do Litoral Alentejano, que foi disputado a 8 de Janeiro em Sines, com as melhores equipas a serem apuradas após o somatório dos pontos obtidos nas duas competições.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

O estágio em UMA palavra

Gil Gonçalves: Divertido

Débora Patrocínio: Cansativo

Inês Borba: Brutal (no bom sentido!)

Jorge Telo: Fatigante

Paulo Janeiro: Tranquilo

A todos, muito obrigado pela vossa preciosa e sempre animada participação ao longo de toda a última semana. Continuação de bons treinos!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

DIÁRIO DO ESTÁGIO
Dia 5: crónica de Gil Gonçalves - Rio Maior, 22 de Abril

Querido diário: hoje o dia começou bem pois não houve treino de manhã. Só nos levantámos às 9.30h para tomar o pequeno-almoço. Depois fomos dar uma volta ao centro comercial…

Mais tarde fomos almoçar no centro de estágio e depois voltámos ao quarto.


Só foi difícil ter de ir treinar à tarde e o treino foi muito cansativo. O que vale é que já só falta um treino para acabar o estágio e poder descansar. No geral estou a gostar muito do estágio pois tem sido uma boa semana para convivermos entre nós. Para além disso come-se muito bem no centro de estágio e o hotel onde dormimos dá para descansar bem.


Ass: Gil Vasco

quinta-feira, 21 de abril de 2011

DIÁRIO DO ESTÁGIO
Dia 4: crónica de Débora Patrocínio - Rio Maior, 21 Abril

Vou descrever algumas coisas que aconteceram no dia de hoje. É quinta-feira e já estamos no quarto dia, já passaram sete treinos e o cansaço já começa a acumular, mas a boa disposição continua em grande, por isso tem sido muito divertido.

Hoje o treino da manhã foi à hora do costume, às nove, mas o treino da tarde foi mais cedo. Os treinos não foram muito difíceis, de manhã as tarefas foram um pouco longas, à tarde nem tanto e o treino da tarde acho que até agora foi o que correu melhor a todos, portámo-nos bem.


Hoje, depois do almoço, eu e a Inês (muito cansadas) logo que chegámos ao nosso quarto fomos dormir para repor as energias. Estávamos muito bem a dormir quando o senhor Jorge Telo foi ao nosso quarto e acordou-nos para perguntar a que horas é que era para descer para ir para o treino. Nós ficámos um pouco chateadas no momento, mas depois passou e até achámos piada à situação. Enfim foi assim que passámos o nosso dia, com muita boa disposição.


Débora

DIÁRIO DO ESTÁGIO
Dia 3: crónica de Paulo Janeiro - Rio Maior, 20 de Abril

Já estamos no terceiro dia de estágio e felizmente até agora tem tudo corrido de uma forma bastante positiva, tanto a nível de treinos como tudo o resto. Hoje tivemos um treino que não foi fácil, não era muito exigente mas já se começa a notar o acumular de algum desgaste físico. O melhor do dia de hoje foi mesmo no final do treino termos um pequeno presente: uma ida à sauna para relaxarmos um bocado devido ao trabalho que temos vindo a realizar ao longo do estágio.


Os meus colegas também se podem dar por contentes porque tiveram mais um bónus e não treinaram esta tarde, não é o meu caso que neste momento já me encontro no estágio da selecção. Hoje também é um dia bastante especial. Para quem não sabe, o atleta, o companheiro de equipa, o amigo e autor deste blog David Gorgulho faz anos. PARABÉNS DAVID!!!


Nota: esta crónica só foi hoje publicada em virtude do atleta ter integrado ontem à tarde o estágio da Selecção Nacional e de só hoje ter sido possível aceder ao computador.

terça-feira, 19 de abril de 2011

DIÁRIO DO ESTÁGIO
Dia 2: crónica de Inês Borba - Rio Maior, 19 de Abril

Hoje foi o segundo dia de estágio e está tudo a correr muito bem. Os treinos não têm sido muito difíceis, apenas têm sido trabalhosos e cansativos. Acho que a melhor parte do dia foi quando o Ricardo disse ”vamos comer um gelado?“, só que depois não fomos, foi pena…. A picanha à hora de almoço estava divinal, a comida no Centro de Estágio é muito boa.

Uma das coisas mais engraçadas de hoje foi quando enganámos o Telinho: ele tinha ido à casa de banho e entretanto o Ricardo deu uma tarefa 10x50 L Máx. Quando o Telinho chegou nós dissemos-lhe que era 10x200 Estilos, ele acreditou e foi mesmo muito engraçado ver a cara de assustado e admirado dele. E pronto é assim que o estágio está a ser, trabalhoso na piscina e divertido fora dela.

Beijinhos, Inês Borba

segunda-feira, 18 de abril de 2011

DIÁRIO DO ESTÁGIO

Dia 1: crónica de Jorge Telo - Rio Maior, 18 de Abril


Após a nossa saída de Sines de manhã, os meus companheiros de equipa e eu, após uma longa viagem dentro da carrinha do clube, chegámos ao nosso destino… a piscina olímpica de Rio Maior.

O nosso primeiro treino foi uma agradável adaptação a este novo ambiente de treino. De seguida, partimos da piscina em direcção do nosso hotel para descobrir os nossos respectivos quartos. Após prepararmos a nossa estadia no hotel, seguimos para o nosso almoço, de onde saímos satisfeitos com a refeição que nos foi apresentada. Seguiu-se o treino da tarde.

Este treino, possivelmente, um dos treinos mais árduos do nosso estágio, foi imensamente cansativo, tanto física como psicologicamente. Após este treino, deliciámo-nos com um jantar magnífico no centro de estágio de Rio Maior. A seguir a este jantar, fomos para os quartos, onde de momento, me encontro a escrever esta entrada no nosso diário.
Paulo Janeiro no estágio da Selecção Nacional de Juniores

O atleta Júnior de 1º ano do CNLA, Paulo Janeiro, foi convocado para o Estágio de Preparação Geral da Selecção Nacional de Juniores, que vai decorrer em Rio Maior entre os dias 20 e 23 de Abril. É o regresso do nadador à equipa nacional, após os bons resultados obtidos nos Campeonatos Nacionais.

Curioso o facto de Paulo Janeiro ir "mudar de pista" a meio da semana, uma vez que o clube está também em estágio no Complexo Olímpico de Rio Maior entre os dias 18 e 23 de Abril. Ao atleta, o CNLA deseja uma boa semana de trabalho e endereça os Parabéns por este regresso à Selecção Nacional.

domingo, 17 de abril de 2011

Cinco para estágio em Rio Maior

Os cinco atletas do CNLA com mínimos para os Campeonatos Nacionais de Verão vão estar em estágio no Complexo Olímpico de Rio Maior entre os dias 18 e 23 de Abril. Gil Gonçalves, Débora Patrocínio, Inês Borba, Jorge Telo e Paulo Janeiro - acompanhados pelo técnico Ricardo Clemente - vão assim intensificar a sua preparação em piscina olímpica (50m), com treinos bidiários na maioria dos dias e com atenção também para os exercícios fora de água, que são um importante complemento no treino de um nadador.

"Diário do Estágio" anima blogue durante a semana

Durante o estágio, o blogue do CNLA vai ser feito pelos cinco atletas em estágio. Entre segunda e sexta não percam as crónicas de Jorge Telo (segunda), Inês Borba (terça), Paulo Janeiro (quarta), Débora Patrocínio (quinta) e Gil Gonçalves (sexta), que nos vão contar as principais peripécias e curiosidades destes dias em Rio Maior. No sábado, cada um dos atletas vai definir o estágio em apenas uma palavra. A coisa promete...

terça-feira, 12 de abril de 2011

Horário dos treinos nas férias da Páscoa


XIX Taça Vale do Tejo: atletas do CNLA em bom plano na Selecção da ANDS

Teve lugar em Abrantes, no dia 9 de Abril, a 19ª edição da Taça Vale do Tejo, prova inter-associações para Infantis e Juvenis, organizada pela ANDS, já com tradição no calendário nacional e que por norma se disputa a seguir aos Campeonatos Nacionais de Inverno. Da Selecção da equipa anfitriã fizeram parte quatro atletas do CNLA, que foi um dos clubes mais representado: Gil Gonçalves (Infantis), Débora Patrocínio, Inês Borba e Jorge Telo (Juvenis).

A Selecção da ANDS alcançou o 7º lugar entre as 9 equipas participantes, numa competição ganha pela Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP). Os nadadores do CNLA exibiram-se a um bom nível e em geral aproximaram-se das suas melhores marcas. Os maiores destaques vão para Inês Borba nos 100 Livres(1:03,99 - 4º lugar), que igualou a sua melhor marca e conseguiu uma das melhores classificações da equipa; e para Jorge Telo nos 100 Costas (1:05,16 - novo máximo pessoal), ele que fez parte da estafeta de 4x100 Livres que também viria a conseguir uma das melhores classificações do dia, igualmente na 4ª posição. Restantes resultados dos atletas do CNLA: Gil Gonçalves - 6º nos 4x100 Estilos, 7º nos 100 Mariposa e 400 Livres e 9º nos 4x100 Livres; Débora Patrocínio - 6ª nos 100 Bruços, 200 Estilos e 4x100 Livres e 7ª nos 4x100 Estilos; Inês Borba - 6ª nos 400 Livres e 4x100 Livres e 7ª nos 4x100 Estilos; Jorge Telo - 6º nos 4x100 Estilos e disputou também os 100 Mariposa "extra-competição".

domingo, 10 de abril de 2011

Recordes do CNLA actualizados

As boas prestações de Paulo Janeiro no Campeonato Nacional de Juniores e Seniores em Rio Maior trouxeram mexidas aos Recordes Absolutos do CNLA. O atleta Júnior estabeleceu uma nova melhor marca do clube nos 50 Livres em Piscina de 50m, com o tempo de 24.70 segundos, apagando o anterior registo que pertencia a David Gorgulho com 25.13, tempo obtido a 20 de Julho de 2006 em Coimbra.


sexta-feira, 8 de abril de 2011

Quatro atletas na Selecção da ANDS

As Piscinas Municipais de Abrantes (25m) recebem, no dia 9 de Abril, a 19ª edição da Taça Vale do Tejo, competição inter-associações de grande tradição em Portugal e que reúne os melhores atletas nacionais dos escalões de Infantis e Juvenis. A ANDS, anfitriã da prova, marca presença com 24 nadadores, entre os quais quatro atletas do CNLA, que volta a ser um dos clubes mais representados: Gil Gonçalves (Infantis), Débora Patrocínio, Inês Borba e Jorge Telo (Juvenis).

Provas dos atletas do CNLA: Gil Gonçalves - 400 Livres e 100 Mariposa; Débora Patrocínio - 100 Bruços e 200 Estilos; Inês Borba - 400 Livres e 100 Livres; Jorge Telo - 100 Costas e 100 Mariposa. A juntar às provas individuais, os nadadores do clube vão também fazer parte das estafetas de 4x100 Livres e 4x100 Estilos da ANDS. Aos seus atletas e a toda a equipa, o CNLA deseja os maiores sucessos individuais e colectivos.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Paulo Janeiro Vice-Campeão Nacional e com três medalhas conquistadas

O Complexo Olímpico de Rio Maior recebeu, entre os dias 1 e 3 de Abril, o Campeonato Nacional de Juniores e Seniores. Entre os mais de 400 atletas inscritos esteve o Júnior do CNLA, Paulo Janeiro, que enfrentava um exigente conjunto de seis provas com muita ambição e muita (mesmo muita) vontade de competir e de voltar aos "grandes palcos".


Paulo Janeiro mostrou à comunidade da Natação Nacional que os difíceis momentos da lesão que condiciou os primeiros meses da temporada já são passado e acabou por estar em grande plano ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional nos 100 Livres (53.48), um novo máximo pessoal por larga margem. Já antes o atleta tinha estado em evidência ao conquistar o 3º lugar do pódio nos 200 Livres (1:56,78) e nos 50 Livres (24.70 - Recorde Júnior e Absoluto da ANDS), com ambas as marcas a constituirem igualmente os seus melhores tempos. Paulo Janeiro conseguiu ainda uma boa prova de 400 Livres (4:12,63 - 5º lugar) e nadou também os 800 Livres (9:06,99 - 9º lugar) e os 200 Costas (2:18,19 - 14º lugar). O nosso campeão mostrou que está forte, motivado e acabou por carimbar um excelente regresso aos Campeonatos Nacionais. E promete não ficar por aqui esta época. PARABÉNS PAULO! Resultados

terça-feira, 5 de abril de 2011

Débora Patrocínio Atleta CNLA de Março

A nadadora Juvenil (nascida em 1997) Débora Patrocínio é a Atleta CNLA do mês de Março, período de tempo em que esteve em evidência no Campeonato Nacional de Juvenis e em que conseguiu boas melhorias nas suas marcas.

Em Março, a atleta participou na Taça ANDS em Rio Maior (dia 5) e esteve depois em evidência nas duas competições realizadas na região de Lisboa. Primeiro, nos dias 12 e 13 de Março, Débora Patrocínio obteve dois novos máximos pessoais nos Campeonatos Regionais/Open de Lisboa, nos 200 Estilos (2:47,21) e 200 Livres (2:29,18), deixando logo antever uma boa participação no Campeonato Nacional de Juvenis (Jamor, 25 a 27 de Março). A nadadora teve um início positivo nos 400 Estilos (5:44,85), retirando três segundos à sua anterior marca. Seguiram-se os 200 Bruços (3:03,25) e para finalizar uma grande prova de 100 Bruços (1:22,18), um novo máximo pessoal por larga margem, que teria dado à atleta a melhor classificação do fim-de-semana para o CNLA (9º lugar), caso já tivesse obtido a dupla-nacionalidade. Foi uma demonstração de força e querer por parte de Débora Patrocínio, que mais uma vez não deixou que esse facto tivesse influência na sua motivação. Março foi ainda o mês em que a nadadora tomou conhecimento da sua convocatória para o estágio da Selecção de Infantis e Juvenis da ANDS, que teve lugar em Tomar nos dias 2 e 3 de Abril. A atleta tem realizado uma boa época e promete fazer uma temporada de Verão "sempre a abrir". PARABÉNS DÉBORA!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Paulo Janeiro VICE-CAMPEÃO NACIONAL e com três pódios!

Em breve a reportagem completa da excelente participação do nosso atleta no Campeonato Nacional de Juniores e Seniores, que decorreu em Rio Maior entre os dias 1 e 3 de Abril.

- 200 Livres: 1:56,78 - 3º LUGAR

- 200 Costas: 2:18,19 - 14º lugar

- 400 Livres: 4:12,63 - 5º lugar

- 50 Livres: 24.70 (Recorde Absoluto ANDS) - 3º LUGAR

- 100 Livres: 53.48 - 2º LUGAR (VICE-CAMPEÃO NACIONAL)

- 800 Livres: 9:06,99 - 9º lugar


Vamos ter Piscina Olímpica em Sines!


Depois da grande vitória que foi a inauguração das Piscinas Municipais Carlos Manafaia em Sines no ano de 2005, já depois de quase 20 anos com as equipas sineenses (VGAC e CNLA) a treinar num tanque de 16,5m (no Pavilhão Municipal dos Desportos), eis que surge a mais desejada notícia: Sines vai ter uma Piscina Olímpica já em 2013!


O projecto da tão propalada Cidade Desportiva vai ser alvo de revisão nas próximas semanas e tudo se conjuga não só para a construção de uma piscina de 50m com 10 pistas, como também para a edificação de duas piscinas de apoio com 25m, uma delas com pranchas de saltos (um pouco à semelhança do Jamor) e uma capacidade total para receber perto de 5 mil pessoas nas bancadas! Mas as boas notícias não se ficam por aqui: a ideia é construir um Centro de Alto Rendimento inédito no Sul do País, com todas as condições necessárias para receber estágios dos melhores atletas e equipas do Mundo. O complexo vai contar com ginásios e salas de musculação, spas e locais para massagem/assistência médica e de fisioterapia, bem como um significativo conjunto de alojamentos (fala-se numa capacidade a rondar as duas centenas!), salas para conferências e outras valências que para já ainda estão no “segredo dos deuses”. A tecnologia e inovação da construção assemelha-se àquela que está a ser usada para a construção da piscina onde vão decorrer as competições de Natação dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.


Ao que tudo indica, a grande maioria do capital (vários milhões de euros) será proveniente do Brasil, que pretende fazer um conjunto significativo de investimentos sociais e desportivos em Portugal para tentar salvar o país da banca rota. Dilma Rousseff e Lula da Silva, presidente e ex-presidente do Brasil que estiveram durante esta semana em Portugal, estão especialmente empenhados no projecto e as obras devem mesmo avançar até ao final de 2011, estando prevista a sua conclusão para meados de 2013.